• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PESQUISA-AÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Thumbnail
Visualizar/Abrir
ANDRESSILDA GRAÇA SANTOS BENEVIDES.pdf (1.872Mb)
Data
2021-12-15
Autor
BENEVIDES, Andressilda Graça Santos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
BENEVIDES, Andressilda Graça Santos. 2021. Estratégias Lúdicas no processo de ensino e aprendizagem: uma pesquisa-ação na educação infantil. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021. A dissertação trata sobre a implantação de estratégias lúdicas para o processo de ensino e aprendizagem de alunos da educação infantil. Com este trabalho, buscou-se responder à problemática: como as estratégias lúdicas poderão contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de crianças na educação infantil? Considerando a questão enunciada, norteadora da pesquisa, foi proposto como objetivo geral compreender a importância do lúdico como forma de ensino e aprendizagem para crianças da educação infantil. O referencial teórico foi constituído com embasamento nos estudos de Vygotsky (1978, 1934, 1997 1985), Almon (2003), dentre outros estudiosos que tratam o brincar como a zona de desenvolvimento proximal de uma criança. O estudo é de cunho qualitativo, caracterizando-se por uma pesquisa-ação. Os sujeitos participantes foram: uma criança com cinco anos de idade, o diretor escolar, o pedagogo, o professor regente e a mãe do aluno. A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro de entrevistas com perguntas semiestruturadas aplicadas aos participantes da pesquisa, objetivando compreender a importância do lúdico como forma de ensino e aprendizagem para alunos da Educação Infantil. Seguidamente, realizou-se uma observação participante e direta na residência da criança. Em prosseguimento, foram apresentadas estratégias lúdicas que contribuirão com o seu aprendizado, tais como contação de histórias com fantoches; pinturas, desenhos e colagem; mímicas; músicas e outras que surgirem, de acordo com a aceitação do mesmo. E, por fim, elaborou-se um e-book com propostas e estratégias lúdicas para a Educação Infantil.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1436
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião