LIVRO DIDÁTICO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM OLHAR COLABORATIVO FRENTE À ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS
Resumen
PEREIRA, Wyara Ribeiro. 2022. Livro didático e a prática pedagógica do professor que ensina matemática: um olhar colaborativo frente à abordagem dos conteúdos. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2022.
Aprender matemática é um desafio para muitos alunos. Os estudantes do ensino fundamental precisam aprender as operações e cálculos básicos, assim como entender por que esses procedimentos são válidos e quais conceitos eles representam. Buscando aprofundamento sobre a importância da matemática para os alunos do ensino fundamental, essa pesquisa buscou responder a seguinte problemática: como está sendo realizado o trabalho dos professores de matemática dos 6ºs anos do ensino fundamental anos finais e quais recursos didáticos são utilizados no processo de ensino e aprendizagem em 03 escolas do Município de Presidente Kennedy/ES? Considerando a questão enunciada, norteadora da pesquisa, foi proposto como objetivo geral, investigar os recursos didáticos ideais a serem trabalhados pelos professores de matemática do 6º ano do ensino fundamental II no processo de ensino- aprendizagem de 03 escolas do Município de Presidente Kennedy/ES. O referencial teórico traz uma abordagem sobre o projeto nacional do livro didático de matemática; trata sobre as habilidades e competências de matemática conforme rege a BNCC para o ensino fundamental; fala sobre a estrutura do livro didático; discute sobre os efeitos cognitivos, afetivos e comportamentais de livros didáticos de matemática; faz uma análise dos livros didáticos sob uma perspectiva foucauldiana e aborda as plataformas digitais. Foi uma pesquisa através do estudo de caso. Os sujeitos participantes da pesquisa foram: professores do 6º ano do ensino fundamental. A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro de entrevistas com perguntas semiestruturadas aplicadas aos participantes da pesquisa, objetivando entender o contexto social e acadêmico dos alunos. Seguidamente, foi feita uma observação simples e direta da rotina escolar dos alunos de forma on-line pelo aplicativo Google Meet devido à Pandemia do novo Coronavírus previamente agendada com o professor. Após, foi apresentada aos alunos a plataforma digital “Pluga Cuca” para que os professores de matemática trabalhassem com seus alunos, buscando melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Ao final, construímos um e-book com estratégias direcionadas aos profissionais de matemática do ensino fundamental anos finais com a finalidade didática de orientação à prática pedagógica dos professores junto aos livros didáticos e plataformas/recursos digitais. Concluímos que a inclusão de plataformas e utilização de livros digitais, tendem a contribuir e melhorar as práticas pedagógicas dos profissionais atuantes na disciplina de matemática, bem como aperfeiçoar suas aptidões sociais, para que os alunos dos 6ºs anos tenham mais interesse e participação nas aulas.