A IMPORTÂNCIA DA FÁBULA NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
Abstract
OLIVEIRA, Fernanda Tamiasso. A importância da fábula no desenvolvimento da leitura dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2022. 98 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré. 2022.
O professor é um dos principais motivadores para que o educando adquira o interesse e seja um leitor aplicado, devendo selecionar textos que despertem o interesse e vontade em ter contato com a leitura. Nesse sentido, as fábulas são textos interessantes e prazerosos, que podem suscitar resultados significativos, se trabalhadas com atividades que desenvolvam competências que permitam tornar os estudantes leitores proficientes. Desta forma, este estudo tem como objetivo compreender, como as fábulas auxiliam os professores do 6º ano de língua portuguesa das escolas da rede municipal de Presidente Kennedy de forma significativa no avanço da leitura e interpretação textual dos seus alunos. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 12 professores do 6º ano, de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, da rede municipal de Presidente Kennedy. Os dados foram coletados por meio de entrevista e, para a compreensão do material produzido pelas entrevistas, foi utilizada a análise do discurso. Os resultados demonstraram que os professores têm utilizado as fábulas em suas aulas para motivar e desenvolver a criatividade, considerando-as de grande valor para o desenvolvimento da leitura. O produto educativo desenvolvido a partir das percepções desta pesquisa constituiu-se em um material destinado aos docentes, com sugestões, orientações e atividades utilizando as fábulas. Concluiu-se que as fábulas servem de ponte para aproximar os alunos do mundo da literatura, permitindo que reflitam sobre as ações que vivenciam, sendo necessário criar constantemente estratégias que vinculem os conhecimentos que adquirem na vida e na escola com criatividade, fantasia, por meio da magia da leitura.