A CRECHE COMO ESPAÇO DE SABER
Abstract
SILVA, Claudiani Peçanha. A creche como espaço de saber. 2021. 82 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021.
Nesta dissertação, procedeu-se a uma abordagem sobre cenários e possibilidades na educação infantil: as percepções dos educadores sobre a contribuição da creche para a formação integral de crianças de 0 a 3 anos. A pesquisa teve por questionamento: Como a creche pode contribuir para o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 3 anos de idade? O objetivo geral foi verificar como a creche influencia no desenvolvimento integral de crianças de 0 a 3 anos de idade, de acordo com a percepção dos educadores. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com entrevistas de grupo focal por videoconferências realizadas com pequenos grupos, totalizando 30 professores e pedagogos que atuam no segmento da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação (Seme) do município de Presidente Kennedy-ES. Para guiar os rumos da pesquisa, fundamentou-se em inúmeros autores clássicos e atuais, como Piaget (1980, 1996), Vygostky (1982, 1989, 1999), Wallon (1971), Montessori (1975), Emiliano e Tomás (2015), Pereira (2016), entre outros. Os resultados apontaram que é de suma importância a participação da criança na creche, pois esta constitui um ambiente rico em estímulos, um clima de afetividade e confiança mútua entre os alunos, pais e os colaboradores da escola. Além disso, promove um ambiente lúdico e prazeroso, pois a criança conhece e vivencia novas experiências, tendo a oportunidade de expressar seus pensamentos, sentimentos e emoções. Sabe-se que isso certamente influencia no seu desenvolvimento integral. Após a análise dos dados, como forma de transmitir os resultados obtidos de maneira útil à sociedade, produziram-se um fôlder digital instrutivo e um vídeo para a divulgação online, com a finalidade de informar pais de alunos e profissionais da educação a importância da creche na vida escolar da criança. Esta pesquisa gerou registros que foram analisados e conduziram para a elaboração de um produto final no formato de um guia de orientações educativas, organizado com estratégias focadas no desenvolvimento integral das crianças.