Mostrar el registro sencillo del ítem
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO
dc.contributor.author | GUIMARÃES, Andréa Dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-01-05T14:47:09Z | |
dc.date.available | 2023-01-05T14:47:09Z | |
dc.date.issued | 2021-12-20 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1398 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa foi desenvolvida para avaliar os benefícios na área do desenvolvimento e conhecimento que o lúdico pode proporcionar no processo de ensino aprendizagem de alunos da pré-escola. Seu objetivo geral compreender a importância do uso das atividades lúdicas no processo do ensino da Pré-escola. Brincar é um exercício indispensável para qualquer faixa etária, principalmente para crianças da pré-escola, interagindo com a realidade, descobrindo o mundo ao seu redor, se organizando e se socializando. Desta forma, brincar na escola é aprender de forma lúdica, dinâmica e prazerosa. Assim, o lúdico pode ser utilizado como ferramenta facilitadora de ensino que envolve a criança na aprendizagem, visto que através da brincadeira o ensino se torna mais prazeroso e divertido, auxiliando no desenvolvimento integral da criança. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que recorreu às dissertações, artigos e teses sobre a temática. A abordagem empregada foi qualitativa. Também foi realizada a pesquisa de campo, em uma Creche-escola situada no município de São Francisco de Itabapoana – RJ. Assim, está pesquisa foi desenvolvida para avaliar os benefícios na área do desenvolvimento e conhecimento que o lúdico pode proporcionar no processo de ensino aprendizagem de alunos da pré-escola. Por meio dos dados coletados na pesquisa de campo, os sujeitos da pesquisa deixaram evidente a importância de se utilizar o lúdico na pré-escola, buscando o desenvolvimento integral da criança. Deste modo, observou-se que através da brincadeira a criança desenvolve suas agilidades e habilidades desenvolvendo sua atenção, memorização, imaginação proporcionando o desenvolvimento cognitivo e sociabilidade. | pt_BR |
dc.subject | lúdico, ensino aprendizagem, desenvolvimento integral | pt_BR |
dc.title | A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO | pt_BR |