A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO
Abstract
A presente pesquisa foi desenvolvida para avaliar os benefícios na área do desenvolvimento e conhecimento que o lúdico pode proporcionar no processo de ensino aprendizagem de alunos da pré-escola. Seu objetivo geral compreender a importância do uso das atividades lúdicas no processo do ensino da Pré-escola. Brincar é um exercício indispensável para qualquer faixa etária, principalmente para crianças da pré-escola, interagindo com a realidade, descobrindo o mundo ao seu redor, se organizando e se socializando. Desta forma, brincar na escola é aprender de forma lúdica, dinâmica e prazerosa. Assim, o lúdico pode ser utilizado como ferramenta facilitadora de ensino que envolve a criança na aprendizagem, visto que através da brincadeira o ensino se torna mais prazeroso e divertido, auxiliando no desenvolvimento integral da criança. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que recorreu às dissertações, artigos e teses sobre a temática. A abordagem empregada foi qualitativa. Também foi realizada a pesquisa de campo, em uma Creche-escola situada no município de São Francisco de Itabapoana – RJ. Assim, está pesquisa foi desenvolvida para avaliar os benefícios na área do desenvolvimento e conhecimento que o lúdico pode proporcionar no processo de ensino aprendizagem de alunos da pré-escola. Por meio dos dados coletados na pesquisa de campo, os sujeitos da pesquisa deixaram evidente a importância de se utilizar o lúdico na pré-escola, buscando o desenvolvimento integral da criança. Deste modo, observou-se que através da brincadeira a criança desenvolve suas agilidades e habilidades desenvolvendo sua atenção, memorização, imaginação proporcionando o desenvolvimento cognitivo e sociabilidade.