dc.contributor.author | BORGES, Brunela Lima | |
dc.contributor.author | SANTOS, Edilza Irene Chaves dos | |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Marciana Duarte de | |
dc.contributor.author | SANTOS, Neila Alves Moreira dos | |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Patrícia Tamiasso de | |
dc.date.accessioned | 2023-01-04T15:07:42Z | |
dc.date.available | 2023-01-04T15:07:42Z | |
dc.date.issued | 2021-07-01 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1393 | |
dc.description.abstract | Objetivo: Apresentar a história da
educação e da saúde no Brasil, como ciências
que sempre caminharam juntas no campo do
desenvolvimento social. Revisão Bibliográfica: A
educação e a saúde no Brasil caminham juntas
desde os primeiros passos das políticas públicas
fornecidas pelo Estado brasileiro. Ambas as
ciências se complementam em inúmeros pontos
importantes para o fornecimento de uma vida
mais digna a sociedade. Até meados do século
XX, o ministério responsável por essas áreas se
compreendia em um só, era o chamado Ministério
dos Negócios da Educação e Saúde Pública, que
foi fundado pelo então presidente Getúlio Vargas
em 1930, que posteriormente, em 1937, passou
a se chamar Ministério da Educação e Saúde.
Na história, pode-se notar uma larga escalada de
ambas as áreas na busca por complementação
e compreensão. A educação está em todos os
campos da saúde, principalmente quando se fala
em educação em saúde, assim como a saúde
é um assunto de extrema relevância nas casas
brasileiras de educação. Considerações finais:
Compreende-se, portanto, que a história prova
que as áreas se comunicam e se complementam
visando um maior fornecimento de estrutura,
capacitação, atendimento e qualidade de vida. | pt_BR |
dc.subject | Saúde Pública, Educação, Educação em Saúde Pública. | pt_BR |
dc.title | A SAÚDE E EDUCAÇÃO NO BRASIL SOB UMA ANÁLISE HISTÓRICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA | pt_BR |