A INSERÇÃO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE JAGUARÉ/ESPÍRITO SANTO: DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Abstract
Este resumo apresenta uma pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado Ciência da Tecnologia e Educação do programa de Pós Graduação stricto senso da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), A inserção da Educação Física na Educação Infantil, nas escolas do município de Jaguaré/Espírito Santo: desafios para a prática pedagógica. Esta pesquisa tem como objetivo, analisar a compreensão de profissionais que atuam na Educação Infantil no Município de Jaguaré – ES sobre o ensino da Educação Física nesta etapa da Educação Básica. Participaram dessa pesquisa os professores que atuam diretamente com os alunos da Educação Infantil do Município de Jaguaré/ES. Sendo que a mesma é desenvolvida numa origem qualitativa do tipo exploratória. Tem como abordagem uma coleta de dados utilizando entrevista semi estruturada. Referencialmente utilizou-se pesquisadores e autores para situar a temática da pesquisa quanto aos conceitos de infância, Educação Infantil e Educação Física na Educação Infantil. Para análise dos dados foram utilizados somente duas diretrizes que orientam nossos dados, que são: a Educação Infantil e Educação Física. Como resultado, o estudo mostra os pensamentos dos professores sobre a colaboração da Educação Física dentro da Educação Infantil, mas também buscando compreender o processo da sistematização dos conteúdos.