A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA VISÃO DE PROFESSORES.
Abstract
NEVES, Rejane Fernandes das. 2022. A importância do brincar no processo de construção dos valores humanos na educação infantil na visão de professores. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2022.
A Educação, em especial no contexto da Educação Infantil pode promover o desenvolvimento e a mudança das características humanas, além do aprimoramento das habilidades existentes e o desenvolvimento da personalidade. Isso significa que para ocorrer essas mudanças há necessidade de haver educadores, ambientes educativos e materiais pedagógicos e educativos, além do apoio da família. Buscando aprofundamento sobre a importância dos valores humanos na educação infantil, buscou-se com essa pesquisa, responder a seguinte problemática: como o brincar pode contribuir para a construção de valores humanos na educação infantil? Considerando a questão enunciada, norteadora da pesquisa, foi proposto como objetivo geral, compreender como o brincar pode contribuir para a construção de valores humanos na educação infantil na visão dos professores. O referencial teórico traz uma abordagem da BNCC e as diretrizes curriculares quanto às brincadeiras na educação infantil; aborda a brincadeira no contexto da educação infantil; trata sobre a construção de valores humanos na educação infantil, retrata também a importância do brincar na educação infantil; faz menção aos brinquedos e brincadeiras como meio de aprendizagem, cognição e experiência; fala sobre o papel do professor na construção dos valores humanos na educação; menciona a criança como protagonista da brincadeira e práticas para ensinar valores humanos. A pesquisa trata-se de um estudo de caso qualitativo. Os participantes da pesquisa foram os seis (06) professores de alunos da pré-escola Educação Infantil, de três (03) escolas do município de Presidente Kennedy/ES. A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro de entrevistas com perguntas semiestruturadas aplicadas aos participantes da pesquisa, objetivando compreender de valores humanos. A pesquisa foi realizada in loco com o devido distanciamento social em decorrência da Pandemia da Covid-19, com horários pré-agendados antecipadamente. Foi elaborado um e-book com brincadeiras lúdicas para trabalhar valores humanos na educação infantil, com orientações para os profissionais que atuam na área. Reconhecemos perante a pesquisa desenvolvida, que a inserção de estratégias lúdicas como forma de ensinoaprendizado para alunos da educação infantil, tendem a contribuir na construção de valores humanos, assim como aperfeiçoar suas aptidões sociais, para que eles tenham mais interesse e participação durante as aulas.