INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH – NO ENSINO MÉDIO
Visualizar/ Abrir
Data
2020-12-15Autor
GOMES, Marcelo D’ávilla Teixeira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
GOMES, Marcelo D’ávilla Teixeira. Inclusão e aprendizagem de alunos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH no Ensino Médio. 2019. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, Espírito Santo, 2020, p. 76.
A pesquisa tem como objeto de estudo os adolescentes que possuem o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, a relação deles no processo de aprendizagem e como são incluídos nas atividades escolares. Eles enfrentam dificuldades no desenvolvimento educacional incidindo diretamente na interrupção dos processos esperados de desenvolvimento social cognitivo e de aprendizagem. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo principal investigar as práticas pedagógicas aplicadas nos alunos diagnosticados com TDAH, a fim de perceber como se dá a inclusão desses alunos no ensino médio de uma escola do município de São Mateus – Espírito Santo. A pesquisa se insere nos procedimentos metodológicos de uma investigação qualitativa, com aplicação de entrevista a cinco professores e um coordenador pedagógico, ambos atuando com alunos diagnosticados com TDAH. Os objetivos específicos são: a) Entender a concepção que os professores têm sobre TDAH; b) Examinar a metodologia de ensino aplicada pelos professores e perceber como ela colabora para incluir ou excluir o aluno diagnosticado com TDAH nas práticas pedagógicas; c) Averiguar a relação entre o laudo médico, a avaliação e a aprendizagem do aluno; d) Discultir o programa pedagógico existente para alunos com TDAH na escola em estudo; e) Propor um workshop que visa contribuir na formação dos professores. Para atender aos objetivos do estudo, criouse quatro categorias que nortearam a análise e discussão dos resultados, quais sejam: TDAH na visão dos profissionais entrevistados; Dificuldades de aprendizagem X TDAH; Relação indisciplina e TDAH; e Práticas pedagógicas. Com essas categorias foi possível verificar que os professores e o coordenador pedagógico ainda encontram dificuldades para realizar o trabalho no sentido de favorecer uma melhoria na aprendizagem dos alunos; também foi apontado uma divergência entre considerar totalmente uma ligação direta entre o aspecto da indisciplina e falta de concentração com as dificuldades de aprendizagem; ainda refletiram que buscam adequar as práticas pedagógicas ao que o aluno com diagnóstico necessita; mas também há de modo significativo na fala dos entrevistados o reforço ao que o transtorno pode representar no processo escolar, sendo portanto um fator significativo que impede o aluno de ter concentração, memorizar e desenvolver sua aprendizagem. Desse modo, a escola é o ambiente de discussão da dissertação e nisso cabe a reflexão sobre como as práticas pedagógicas favorecem ou excluem a possibilidade de inclusão. A pesquisa tem sua relevância acadêmica e social, visto a importância da análise das práticas pedagógicas aplicadas nos alunos diagnosticados com TDAH. A discussão faz-se importante visto que agirá como mecanismo facilitador no desenvolvimento do aluno durante a sua vida escolar, além de auxiliar e contribuir para as novas gerações desse contexto. Portanto, conhecer e discutir práticas pedagógicas que auxiliam a inclusão de crianças e adolescentes com o TDAH é de extrema importância, pois eles têm o direito a ter acesso à escola regular que seja capaz de satisfazer suas necessidades e que sejam vistos como pessoas capazes de se desenvolverem.