A TRANSPOSIÇÃO DOS FATOS REAIS E IMAGINÁRIOS PRESENTES NOS CONTOS FANTÁSTICOS COMO CONTRIBUIÇÃO ATIVA NA CONSTRUÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
Visualizar/ Abrir
Data
2021-12-16Autor
ALMEIDA, Sabrina Dos Santos Silva de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
ALMEIDA, Sabrina dos Santos Silva de. A transposição dos fatos reais e imaginários presentes nos contos fantásticos como contribuição ativa na construção do leitor crítico. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, Espírito Santo, 2021.
A leitura é uma ferramenta que possibilita ao/à leitor/a viajar através das histórias e abarcar vasto vocabulário. Faz com que a pessoa conheça, vivencie situações e culturas desconhecidas. O ato de ler é norteado por estratégias que direcionam o/a leitor/a a inferir, compreender o contexto, principalmente, por meio de seus conhecimentos prévios, aqueles que são construídos desde a infância. Para a consecução deste trabalho, investigaram-se alunos do sétimo ano do ensino fundamental II de uma escola da rede municipal de Presidente Kennedy (Espírito Santo). A pesquisa foi fundamentada nas teorias de Solé (1998), Cândido (2011), Freire (1989), Girotto e Souza (2010), entre outras/os. A partir dos estudos acerca das reflexões dessas teóricas e desses teóricos, foi possível compreender as possibilidades possíveis para o processo da formação de leitora e de leitor críticos. De acordo com estudos, foi perceptível para a pesquisadora que o ato da leitura precisa ser mediado pelo/a professor/a por meio de um plano de ação que tenha como base estratégias de leitura. Com o objetivo de aproximar as/os estudantes, usou-se o gênero conto fantástico, visto que essa é uma narrativa que tem como característica principal o maravilhoso, o real e o imaginário. A metodologia selecionada foi a pesquisa-ação com aplicação de oficinas de leitura, tendo a pesquisadora, e também professora, como mediadora com o intuito de conduzir as/os educandas/os no processo da formação da leitora e do leitor críticos. A leitura não é apenas mera codificação de palavras. Ela conduz a um caminho em que é possível compreender tudo o que está ao entorno.