O PROFESSOR COMO MEDIADOR NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA A UMA CRIANÇA COM TDAH NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
FERREIRA. Kitia Luzia Cruz. O professor como mediador nos processos de ensino e aprendizagem de matemática a uma criança com TDAH nos anos iniciais do ensino fundamental. 69f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2022.
Esta pesquisa buscou discorrer sobre o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem de matemática a uma criança com TDAH no ensino fundamental anos iniciais abordando aspectos dos recursos pedagógicos disponibilizados por uma escola municipal de Presidente Kennedy na prática discente e como se materializou o processo de aprendizagem nas práticas educativas. O objetivo da pesquisa foi compreender as estratégias utilizadas pelo professor junto a estudantes com TDAH no sentido de promover a apropriação de conceitos matemáticos. A justificativa para a escolha do tema veio da importância do trabalho do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem de matemática junto às crianças com TDAH nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi realizado um estudo qualitativo e a pesquisa avaliou uma professora docente da EMEIEF Pluridocente Mineirinho, seu aluno com TDAH e os respectivos pais. A análise foi realizada por meio de um questionário semiestruturado, disponibilizado na plataforma Google Forms em decorrência da Covid19. Como resultado foi possível perceber, com base nas descobertas, a necessidade de se trabalhar mais metodologias criativas e inovadoras apoiadas em recursos tecnológicos que motivem a aprendizagem matemática mesmo diante das dificuldades de atenção e foco característicos desses alunos. Concluiu-se, por intermédio da análise dos dados levantados sobre as respostas apresentadas pelos sujeitos da pesquisa, que é preciso evoluir nas estratégias pedagógicas direcionadas para atender às características e necessidades de seus alunos com TDAH no ensino de matemática incorporando técnicas ambientais e organizacionais em sala de aula e assim melhorar sua atenção sustentada e desempenho acadêmico.