• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O PROFESSOR COMO MEDIADOR NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA A UMA CRIANÇA COM TDAH NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Thumbnail
View/Open
KITIA LUZIA CRUZ FERREIRA.pdf (1.018Mb)
Date
2022-07-20
Author
FERREIRA, Kitia Luzia Cruz
Metadata
Show full item record
Abstract
FERREIRA. Kitia Luzia Cruz. O professor como mediador nos processos de ensino e aprendizagem de matemática a uma criança com TDAH nos anos iniciais do ensino fundamental. 69f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2022. Esta pesquisa buscou discorrer sobre o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem de matemática a uma criança com TDAH no ensino fundamental anos iniciais abordando aspectos dos recursos pedagógicos disponibilizados por uma escola municipal de Presidente Kennedy na prática discente e como se materializou o processo de aprendizagem nas práticas educativas. O objetivo da pesquisa foi compreender as estratégias utilizadas pelo professor junto a estudantes com TDAH no sentido de promover a apropriação de conceitos matemáticos. A justificativa para a escolha do tema veio da importância do trabalho do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem de matemática junto às crianças com TDAH nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi realizado um estudo qualitativo e a pesquisa avaliou uma professora docente da EMEIEF Pluridocente Mineirinho, seu aluno com TDAH e os respectivos pais. A análise foi realizada por meio de um questionário semiestruturado, disponibilizado na plataforma Google Forms em decorrência da Covid19. Como resultado foi possível perceber, com base nas descobertas, a necessidade de se trabalhar mais metodologias criativas e inovadoras apoiadas em recursos tecnológicos que motivem a aprendizagem matemática mesmo diante das dificuldades de atenção e foco característicos desses alunos. Concluiu-se, por intermédio da análise dos dados levantados sobre as respostas apresentadas pelos sujeitos da pesquisa, que é preciso evoluir nas estratégias pedagógicas direcionadas para atender às características e necessidades de seus alunos com TDAH no ensino de matemática incorporando técnicas ambientais e organizacionais em sala de aula e assim melhorar sua atenção sustentada e desempenho acadêmico.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1320
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback