dc.description.abstract | Ensino Fundamental: analisando as concepções dos professores na Escola Municipal São Salvador de Presidente Kennedy - ES. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2022.
A pesquisa teve como objetivo discutir as concepções da avaliação de aprendizagem e práticas avaliativas dos docentes da Escola Municipal São Salvador no município de Presidente Kennedy – ES. Em tempos de pandemia, decorrente da propagação do Covid-19, se faz necessário avaliar a importância dos componentes do conhecimento e avaliar sua intenção social na constituição de uma aprendizagem significativa, devido o Ensino Remoto, que passou a ser adotado como alternativa de ensino nas escolas. A metodologia utilizada em primeira instância foi pautada em uma direção de desenvolvimento pedagógico exploratório visando compreender, pesquisar e abordar as formas de Avaliações da Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino de Presidente Kennedy-ES. Durante o percurso de investigação, foram utilizados como fontes bibliográficas livros, artigos científicos, teses e dissertações, a fim de buscar compreender o processo de avaliação no intuito de dar sentido e legitimar as inquietações que deram início à definição do tema-problema. Os resultados da pesquisa deixaram evidente que as concepções dos entrevistados se aproximam de uma perspectiva de avaliação formativa, visto que eles descrevem que o acompanhamento da aprendizagem de seus alunos configura-se em uma ação contínua e permanente. Porém, nota-se que a prova permanece sendo um dos instrumentos avaliativos mais empregados pelos entrevistados, mesmo indicando que eles compreendem os conceitos/concepções de avaliação formativa, entretanto, não essencialmente conseguem colocar esses conceitos em prática. | pt_BR |