• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANALISANDO AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES NA ESCOLA MUNICIPAL SÃO SALVADOR DE PRESIDENTE KENNEDY - ES

Thumbnail
View/Open
GRACIEMA DA CRUZ SILVA.pdf (4.110Mb)
Date
2022-05-30
Author
SILVA, Graciema Da Cruz
Metadata
Show full item record
Abstract
Ensino Fundamental: analisando as concepções dos professores na Escola Municipal São Salvador de Presidente Kennedy - ES. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2022. A pesquisa teve como objetivo discutir as concepções da avaliação de aprendizagem e práticas avaliativas dos docentes da Escola Municipal São Salvador no município de Presidente Kennedy – ES. Em tempos de pandemia, decorrente da propagação do Covid-19, se faz necessário avaliar a importância dos componentes do conhecimento e avaliar sua intenção social na constituição de uma aprendizagem significativa, devido o Ensino Remoto, que passou a ser adotado como alternativa de ensino nas escolas. A metodologia utilizada em primeira instância foi pautada em uma direção de desenvolvimento pedagógico exploratório visando compreender, pesquisar e abordar as formas de Avaliações da Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino de Presidente Kennedy-ES. Durante o percurso de investigação, foram utilizados como fontes bibliográficas livros, artigos científicos, teses e dissertações, a fim de buscar compreender o processo de avaliação no intuito de dar sentido e legitimar as inquietações que deram início à definição do tema-problema. Os resultados da pesquisa deixaram evidente que as concepções dos entrevistados se aproximam de uma perspectiva de avaliação formativa, visto que eles descrevem que o acompanhamento da aprendizagem de seus alunos configura-se em uma ação contínua e permanente. Porém, nota-se que a prova permanece sendo um dos instrumentos avaliativos mais empregados pelos entrevistados, mesmo indicando que eles compreendem os conceitos/concepções de avaliação formativa, entretanto, não essencialmente conseguem colocar esses conceitos em prática.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1316
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback