A REPRESENTAÇÃO DOS NEGROS ESCRAVIZADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS EM PRESIDENTE KENNEDY/ES
Resumo
GOMES, Vanda das Neves. A representação dos negros escravizados nos livros didáticos adotados no Ensino Fundamental Anos Iniciais em Presidente Kennedy/ES. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2022.
O estudo busca analisar de que forma o negro escravizado e seus descendentes são retratados nos livros didáticos de História do ensino fundamental séries iniciais em Presidente Kennedy/ES, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Dessa forma, verificamos se esses livros são apresentados como algo coisificado ou como protagonistas de sua própria história. Questionamos, como objetivo de pesquisa, se esses livros didáticos têm seguido o que aponta a nova historiografia, que coloca o escravizado e seus descendentes como protagonistas da sua História, assim como o que preceitua a Lei de Diretrizes de Base nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que determina a obrigatoriedade de estudo sobre relações étnico-raciais e o ensino de História e cultura afro-brasileira. Para tanto, discutimos conceitos como racismo, preconceito e escravismo e ainda a questão do livro didático. Utilizamos, como aporte teórico, Conrad (1994), Machado (2004), Bierman (2006) e Christian (2009).A pesquisa é de natureza qualitativa, utilizando como instrumento a entrevista semiestruturada. Serão entrevistados três professores de História da rede municipal de ensino de Presidente Kennedy/ES. Utilizamos como fonte os livros didáticos de História do Ensino Fundamental Anos Iniciais da rede pública municipal de Presidente Kennedy/ES. Através da nossa análise nos livros didáticos e textos/documentos, também incentivamos os professores a adotarem um modelo semelhante na seleção de matérias/textos para serem trabalhados nas salas de aula.