COMPREENDENDO OS PRINCIPAIS FATORES QUE OCASIONAM O ABANDONO ESCOLAR A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES, PEDAGOGA E DIRETORA DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY (ES)
Abstract
CABRAL, Daniele dos Santos. Compreendendo os principais fatores que ocasionam o abandono escolar a partir da perspectiva dos professores, pedagoga e diretora de uma escola do município de Presidente Kennedy (ES). 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2022.
O abandono escolar é uma questão que pode ser um indicador do nível acadêmico, intelectual e socioeconômico dos alunos, mas também do grau de sucesso do sistema educacional e da própria instituição escolar. Logo, buscamos com esta pesquisa responder à problemática: quais fatores implicam para o abandono escolar na perspectiva de professores do ensino fundamental anos iniciais de uma escola do município de Presidente Kennedy/ES? Buscando um maior aprofundamento sobre o abandono escolar no ensino fundamental anos iniciais, a questão guiadora desta pesquisa foi analisar os fatores que implicam o abandono escolar na perspectiva de professores do ensino fundamental anos iniciais em uma escola do município de Presidente Kennedy/ES. O referencial teórico foi constituído com embasamento no autor Marcu, que traz uma abordagem sobre o abandono escolar precoce, que implica na desistência de qualquer forma de ensino e refere-se aos jovens que desistiram da escola antes de concluírem os estudos obrigatórios. Optamos por uma pesquisa qualitativa descritiva por intermédio de um estudo de caso, após, fizemos levantamentos bibliográficos, cujo intuito foi selecionar materiais que possuam ligação com este tema de pesquisa. Posteriormente, preparamos um questionário com perguntas semiestruturadas para entrevistar os participantes da pesquisa que foram: 04 professores do ensino fundamental anos iniciais, o diretor escolar e o pedagogo. Seguidamente, apresentamos um Plano de Ação como proposta de pesquisa. E, por fim, fez-se necessário desenvolver ações simultâneas e coordenadas em três áreas: a família, a escola e as próprias crianças. Os educadores devem combinar a atenção individualizada e em grupo e a abordagem da comunidade. Como resultado, deve-se enfatizar que as famílias que vivem na pobreza são mais improváveis de ter os recursos e habilidades necessários para compensar as lacunas educacionais precoces que surgiram de uma frágil jornada educacional, antes de chegar ao ensino médio. Ao finalizarmos a pesquisa, contruímos um E-book com estratégias pedagógicas que contribuam para a minimização/redução do abandono escolar e para nortear o trabalho dos diretores, pedagogos e professores do ensino fundamental anos iniciais e também da família.