A UTILIZAÇÃO DE TIC’S COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PIÚMA/ES
Resumen
FERNANDES, Vinícius Bortolini. A utilização de TIC’s como ferramentas pedagógicas no ensino da Educação Física em Piúma/ES. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2022.
As tecnologias da informação e comunicação estão cada vez mais presentes na vida do homem contemporâneo e a educação não tem como desconsiderar essa realidade em seu âmbito. Esta pesquisa buscou analisar a utilização de TIC’s como ferramentas pedagógicas no ensino da Educação Física em Piúma/ES. A metodologia aplicada nesta dissertação foi pesquisa participante, bibliográfica e com abordagem qualitativa, tendo por objetivo geral compreender como o emprego de recursos digitais pode contribuir enquanto ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, em especial, a partir das aulas de Educação Física. O problema de pesquisa, portanto, consistiu em saber: como a utilização das TIC’s pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos alunos a partir das aulas de Educação Física? Justificou-se esta pesquisa no fato de que, num contexto em que a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano, inclusive educacional, faz-se necessária a discussão acerca do quanto a tecnologia pode beneficiar a Educação Física em sala de aula, assim como analisar as possibilidades e alternativas disponíveis referentes ao uso da tecnologia como recurso didático pedagógico no ensino. Os resultados obtidos nesta investigação demonstraram que, como em todos os outros espaços da sociedade, a escola também recebe as influências das inovações trazidas pelas ferramentas tecnológicas. O produto educativo proposto foi uma cartilha pedagógica da intervenção nas aulas de Educação Física do pesquisador com os alunos da EMEI “Ângela Paula Coelho Pedroza”, elaborado com linguagem clara e objetiva, em formato de livreto. Inferiu-se que a inserção das novas TIC’S na vida cotidiana, independentemente do espaço físico, cria necessidade de convivência que precisa ser analisada nos espaços escolares, tornando-se parte do mundo produtivo e da prática social dos alunos para propiciar a este público resultados que agregam conhecimentos e novos caminhos para o ensino-aprendizagem.