COOPERAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA-AÇÃO EM PRESIDENTE KENNEDY/ES
Resumen
SANTOS, Vanderleia Viana dos. 2022. Cooperação e importância da escola e da família na educação de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental: uma pesquisaação em Presidente Kennedy/ES. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2022.
A parceria entre escola e família é um dos elementos fundamentais para o progresso da educação. Conquanto, é natural crer que cada um precisa desenvolver individualmente o seu papel. Por isso, buscou-se, com esta pesquisa, responder à seguinte problemática: de que forma a cooperação da escola e da família poderá contribuir com os alunos do quarto ano do ensino fundamental? Considerando a questão enunciada, norteadora da pesquisa, foi proposto como objetivo geral, investigar a participação das famílias de alunos do quarto ano do ensino fundamental de uma escola do município de Presidente Kennedy/ES em relação ao acompanhamento acadêmico. E como objetivos específicos, compreender a importância da cooperação das famílias no acompanhamento acadêmico de alunos do quarto ano do ensino fundamental de uma escola do município de Presidente Kennedy/ES; classificar a relevância da parceria escola x família; apresentar estratégias de integração ativa das famílias nas escolas e construir um guia com orientações para uma prática saudável de parceria entre escola e família. O referencial teórico traz abordagens acerca da parceria da família pela busca do desenvolvimento infantil com base em alguns teóricos, tais como: Silva, (2019); Lickona (2009; 2004; 1997; 1988) e Souza (2004). Foi realizada uma pesquisa-ação, a fim de elaborar técnicas de um personagem social uniforme. Os sujeitos participantes da pesquisa foram: 04 famílias de alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola do município de Presidente Kennedy/ES, o diretor escolar e o pedagogo. A produção de dados foi feita por meio de formulários com perguntas semiestruturadas aplicadas aos participantes da pesquisa. Seguidamente, desenvolveram-se oficinas para as famílias participantes da pesquisa, buscando aumentar o envolvimento dos pais na escola e promover a comunicação bidirecional. As oficinas foram realizadas pelo aplicativo Google Meet em decorrência da Pandemia da Covid-19. E, por fim, foi construído um guia com orientações para uma prática saudável de parceria entre escola e família.