PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-29Autor
TEIXEIRA, Lubia Mara Carvalho Costa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
TEIXEIRA, Lubia Mara Carvalho Costa. Percepção dos professores da educação básica sobre a educação inclusiva no município de Presidente Kennedy-ES. 2022. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Saúde) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2022.
A inclusão no ambiente escolar traz consigo grandes desafios, exigindo das instituições escolares e de seus profissionais uma mudança de percepção quanto ao currículo e na elaboração de metodologias e recursos didáticos adequados, que possibilitem aos alunos com deficiência se desenvolverem plenamente, tendo suas características respeitadas. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar de que forma os professores da rede municipal de educação que atuam na educação básica do município de Presidente Kennedy-ES contribuem na inclusão e nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência. Esta pesquisa oferece uma abordagem qualitativa e descritiva. Primeiramente, o trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica e o estudo de campo, de cunho exploratório, foi desenvolvido com 15 professores da rede municipal, pertencentes a duas escolas polo. Os resultados demonstraram que a maioria dos docentes não teve nenhuma disciplina que os preparasse para um trabalho efetivo junto aos alunos com deficiência, bem como não possuem formação especializada em Educação Especial. Assim, apesar da maioria preparar atividades diferenciadas para esses estudantes, alguns oferecem as mesmas que organizam para o restante da turma, o que pode prejudicar aqueles que possuem deficiência. Diante dessas constatações, foi elaborado um guia com orientações pedagógicas inclusivas voltadas aos professores da educação básica, onde se buscou oferecer estratégias gerais para serem desenvolvidas junto aos alunos com deficiência em sala de aula, além de sugestões de abordagens junto a algumas deficiências consideradas mais presentes nas escolas. Assim, os resultados demonstraram que, apesar do país ter avançado significativamente nas leis para uma educação inclusiva, na prática, ainda falta avançar substancialmente para que esta se torne uma realidade. Concluiu-se que falta a esses professores se apropriarem de fato do verdadeiro sentido da inclusão, não bastando a boa vontade que demonstram em atender os alunos com deficiência. Diante das dificuldades e necessidade de uma inclusão de fato, apesar do Brasil ter progredido neste processo, somente a formulação de políticas públicas a esse respeito não é suficiente, pois são necessários esforços reais para alcançar uma formação de professores que permita a implementação de adaptações curriculares específicas para cada tipo de necessidade, de forma que consigam se apropriar do seu papel.