A EDUCAÇÃO ASSISTIDA PARA AS CRIANÇAS PORTADORAS DE DOENÇAS CRÔNICAS EM INTERNAÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
Abstract
HEVÉCIO, Luciano Ribeiro.A Educação Assistida para as Crianças Portadoras de Doenças Crônicas em Internação de Longa Permanência. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus – ES. 2021.
Alguns critérios a priori são fundamentais no sentido de indicar uma alternativa para a assistência educacional oferecida às crianças hospitalizadas com patologia crônica para que possa contar com ações sistemáticas e reconhecidas. Neste sentido essa pesquisa de cunho qualitativa foi realizada com profissionais da área de saúde e profissionais da área de educação que realizam esse tipo de atendimento. Podemos observar que ao educador incube o papel de buscar meios que identifiquem como melhor atingir os resultados educacionais desse atendido, aos pais e profissionais da saúde ressalta-se a importância das informações sobre a doença crônica da criança, observando-se a influência dos programas de educação de modo que produza mais benefícios sobre a compreensão e os devidos cuidados dispensados às crianças.Nosso foco configura-se em entender como o Estado deve tomar as medidas necessárias para que o direito à educação da criança com doença crônica seja respeitado e cumprido. Sendo que a educação é um direito de todos, e distante de qualquer discriminação, a criança hospitalizada deve estar apta a tomar esse direito como garantia fundamental para o seu desenvolvimento intelectual. Ao final do estudo avaliamos de forma qualitativa as possibilidades que tais práticas dispõem em oferecer e oportunizar aos educandos melhores e mais modernas condições de estudo e, ao mesmo tempo, conhecerem os métodos de ensino que permitam uma forma alternativa e programas de educação eficazes mesmo estando o atendido submetido a cuidados médicos.A partir dessas premissas, o núcleo mais específico a ser extraído dessa dissertação é a conjunção entre a pesquisa e uma devida reflexão teórica e metodológica acerca da estruturação da conscientização associada a uma apreciação em relação à possibilidade de como a educação assistida vêm sendo empregada e como podem ser utilizados os métodos de ensino às crianças portadoras de doenças crônicas nos leitos hospitalares.