PARÁBOLAS E IMAGENS PARA DESENVOLVER COM ALUNOS DA EJA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-1
Abstract
FREITAS, Jossieli Lucio Pereira. 2021. Parábolas e imagens para desenvolver com alunos da EJA durante a pandemia da COVID-19. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2021.
A já habitual evasão no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), que normalmente se dá no período noturno, é decorrente de cansaço pelo trabalho, atividades domésticas, religiosidade. Contudo, em 2020, a transição para a modalidade Educação a Distância (EAD) das aulas, em vista do confinamento, gerado pela Covid-19, ampliou o número de alunos evadidos. Recorrendo ao aprofundamento sobre a importância da leitura na vida dos alunos da EJA buscamos, com esta pesquisa, responder à seguinte problemática: quais são as principais dificuldades encontradas na inclusão dos alunos da primeira e segunda etapa da EJA da EMEIEF Santa Lúcia durante a Pandemia? Considerando a questão enunciada, norteadora da pesquisa, foi proposto como objetivo geral, buscar a melhor ferramenta de ensinoaprendizagem para os alunos da EJA aprenderem a ler e a escrever através de parábolas bíblicas, durante o ensino remoto. O referencial teórico traz abordagens acerca da Covid-19 e suas implicações, com base nas recomendações da OMS; trata sobre a adoção de dispositivos móveis e traz definições bíblicas sobre parábolas. O estudo foi exploratório, por meio de uma pesquisa-ação. Os sujeitos participantes da pesquisa foram: 15 alunos evangélicos, com idade entre 40 e 60 anos, integrantes do grupo de risco, com dificuldade de manejo das tecnologias; o diretor escolar; o pedagogo e o professor regente. A coleta de dados foi feita por meio de um roteiro de entrevistas com perguntas semiestruturadas aplicadas aos participantes da pesquisa, objetivando compreender seus anseios e dificuldades tecnológicas. Seguidamente, desenvolvemos estratégias com leituras de parábolas bíblicas, no sentido de trabalhar de forma lúdica, por intermédio de textos xerografados de forma presencial, pois, as aulas retornaram após período pandêmico de muitas restrições. Diante dos resultados alcançados com os objetivos expostos neste estudo, é possível constatar simultaneamente sobre os participantes da pesquisa, a necessidade de criação de novas metodologias de ensinoaprendizagem que melhorem esse processo e despertem ainda mais interesse e motivação dos alunos da EJA na execução das atividades. E, por fim, foi construído um E-book, a fim de auxiliar profissionais atuantes na EJA, com estratégias funcionais de aprendizagem por meio de multiplataformas.