PROJETO DE VIDA – SIGNIFICAR, RESSIGNIFICAR A CONSTRUÇÃO DOS SONHOS DOS ESTUDANTES
Resumo
SOUZA, MARCIA VANIA LIMA DE. Projeto de Vida: Significar, ressignificar a construção dos sonhos dos estudantes. Dissertação (Mestrado). Faculdade Vale do Cricaré, 2021.
A presente pesquisa teve como foco o estudo, análise e compreensão da visão das juventudes sobre o Projeto de Vida enquanto componente curricular e metodologia ativa com o propósito de ser subsídio para embasar a construção dos seus sonhos. Pensar o projeto de vida, sua justificativa, motivações e maneiras de como realizá-lo é um forte indicador de um planejamento qualitativo para protagonizar ações para além dos aspectos cognitivos e socioemocionais. Logo, podemos compreender o projeto de vida na escola como uma ação que visa ao desenvolvimento de competências e habilidades, com a finalidade de exercitar o protagonismo juvenil com responsabilidade na busca de traçar caminhos para alcançar um propósito sonhado. Essa pesquisa teve como lócus uma escola estadual de tempo integral com a participação de adolescentes e jovens da 3ª série do Ensino Médio. Esse estudo foi concebido e orientado sob uma óptica de investigação da problemática relacionada a compreender como a prática e ações estruturantes do componente curricular e metodologia Projeto de Vida se revelam em sua forma de contribuição para a construção dos sonhos de adolescentes e jovens desta instituição, como revelação de uma ação protagonista proativa. Assim sendo, foram tomados os aportes metodológicos baseados no disposto pelos autores Antonio Carlos Gomes da Costa, Paulo Freire, Edgar Morin, Yves de La Taille, Jacques Delors, a BNCC 2018 e os Cadernos Formativos da Escola Viva do ICE. Então, a pesquisa foi inspirada no objetivo de compreender a tramitação do Projeto de Vida dentro da escola para significar e ressignificar a construção dos sonhos para que estes possam ter possibilidades de realização. Como instrumento de pesquisa foi utilizada como metodologia principal a entrevista em grupo focal como momento de escuta da percepção dos estudantes. A análise da entrevista culminou na construção de uma capacitação com o tema Representações significativas para qualificar o projeto de vida dos estudantes, ofertada aos professores da mesma unidade lócus da pesquisa e se embasa nos pontos de relevância e de atenção suscitados pelos adolescentes e jovens pesquisados. Essa capacitação é apresentada como produto final desta dissertação.