ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM LIVROS INFANTIS PARA ENSINAR A LER IMAGENS E GERAR COMPREENSÃO LEITORA
Resumo
MUSSI, Miriam Belonia. Estratégias de leitura com livros infantis para ensinar a ler imagens e gerar compreensão leitora. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021.
Esta pesquisa discorreu sobre estratégias de leitura com livros infantis para ensinar a ler imagens e gerar compreensão leitora, abordando aspectos dos recursos pedagógicos disponibilizados pelas escolas para possibilitar aos alunos desenvolverem a assimilação e interpretação crítica dos códigos visuais a que cotidianamente ficam expostos. O principal objetivo da pesquisa foi promover a instrumentalização do professor na função de mediador na prática de leitura literária, com o propósito de oferecer subsídios teóricos e metodológicos, que subsidiem a promoção e o estímulo à leitura de imagem e letramento literário, a partir das estratégias de leitura com a literatura infantil, sobretudo a de visualização, em maior aprofundamento. Como objetivos específicos foram delineados: orientar os docentes a utilizar as ilustrações infantis para promover o letramento visual por meio da literatura infantil; estabelecer conceitos de alfabetização visual e letramento literário para, numa leitura analítica do livro infantil, demonstrar como a imagem pode ser lida; propor a leitura do livro infantil com foco no letramento visual; delinear oficinas de letramento visual com livros infantis, com estratégias de leitura literária buscando desenvolver a inferência e visualização, ligadas à imaginação e percepção da imagem; reiterar como ensinar os alunos a interpretar as imagens por meio de estratégias de conexões leitoras e conhecimentos prévios; e, por fim, desenvolver uma sequência didática voltada para os docentes de Presidente Kennedy, mediadores no letramento visual, mostrando a importância das ilustrações como elementos para formação de leitores autônomos e capazes de compreender o que leem. A justificativa para escolha do tema veio da necessidade de evidenciar a importância da ilustração no livro infantil como recurso de aprendizagem e ensino no ambiente escolar, certo de que o desvelamento das imagens desenvolverá no aluno um olhar mais crítico, observador e interpretativo das imagens que absorvem e dos textos que leem, aprofundando assim o debate acadêmico neste campo. Qualitativa, a pesquisa teve como sujeitos as professoras regentes da escola alvo que responderam, por meio de questionário semiestruturado, sobre formas de se promover o letramento literário imagético com os livros infantis regionais, de forma a suscitar uma melhor compreensão, interpretação e assimilação do que se vê. Concluímos, da análise dos dados e reflexões sobre as respostas apresentadas pelos educadores, que o uso das ilustrações infantis no ensino-aprendizagem para promover o letramento visual, por meio da literatura infantil, mesmo com as dificuldades de interpretação apresentadas pelos discentes, ainda é um recurso poderoso dentro do processo de alfabetização visual e letramento literário quando bem desenvolvidos pela escola.