Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPOLONINI, José Rodrigo Brioli
dc.date.accessioned2022-10-27T14:17:56Z
dc.date.available2022-10-27T14:17:56Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1248
dc.description.abstractNa vida cotidiana escolar, uma questão se tornou desafiadora para a prática pedagógica: a falta de troca de experiências entre os professores de Educação Física. Segundo Fullan e Hagreaves (2001), os docentes têm em comum o trabalho solitário e o isolamento profissional. Por meio desse isolamento, eles se sentem mais seguros de tomar decisões junto a seus alunos, com os quais possuem maior proximidade e se conhecem bem. Entretanto, ao agir dessa forma, eles deixam de receber um importante feedback, capaz de orientar e definir a real validade daquilo que fazem. Participaram deste estudo sete professores de educação física. Como objetivo geral, buscou-se analisar como se desenvolve a colaboração entre os professores(as) dessa área por meio das TICs (WhatsApp, Google Meet, Google Forms). Os instrumentos que fizeram parte da coleta de dados foram o Diário de Campo (DC), o grupo de WhatsApp (GW), a gravação de Reunião Online (RO) via Google Meet e o formulário eletrônico aplicado por meio do Google Forms. Assim, esta investigação buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: Como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem auxiliar no desenvolvimento da colaboração entre professores de Educação Física do município de Presidente Kennedy? A metodologia adotada foi a pesquisa participante colaborativa e para análise dos dados foi utilizada a triangulação das fontes. Como resultado, a análise dos dados identificou a investigação realizada como uma ação continuada feita pelo movimento de professores para e com professores. Estabeleceu-se um movimento autoformativo em colaboração por meio de uma rede de ações de professores que permitem, fomentam e retroalimentam a sua própria formação profissional dentro de um duplo movimento presente no aspecto da colaboração: A colaboração na produção da pesquisa, ou seja, a colaboração na produção de dados, mas também a colaboração do processo de formação do sujeito que dela participar, o que é característica do método da pesquisa colaborativa.pt_BR
dc.subjectEducação Física. Colaboração. TICs. Presidente Kennedy.pt_BR
dc.titleCOLABORAÇÃO ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA VIA REDES DE DIÁLOGOSpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem