O ENSINO DE LINGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DO BILETRAMENTO
Fecha
2021Autor
ABREU, Joanete Maria Coutinho Rangel
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
ABREU, Joanete Maria Coutinho Rangel. O ensino de Lingua Inglesa na Educação Infantil na perspectiva do Biletramento. Dissertação (Mestrado). Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus: 2021. 105 f.
Esse estudo aborda a temática do Ensino de Língua Inglesa na Educação Infantil na perspectiva do Biletramento. Tem como objetivo geral conhecer quais são as possibilidades e desafios da atuação de professores de Língua Inglesa que atuam na Educação Infantil. Para isso, foi realizado uma pesquisa com professores que possuem experiência no ensino de Língua Inglesa na Educação Infantil, no município de Presidente Kennedy – ES, a partir da aplicação de um questionário, visando conhecer os olhares dos profissionais sobre as possibilidades de ensinar para crianças da Educação Infantil e os desafios desse processo. Foram utilizadas as contribuições teóricas de autores como Chediak (2011), Finger, Brentano e Ruschel (2019) e Megale (2017), que nortearam a pesquisa com seus estudos sobre o Biletramento na educação infantil. Assim, foi possível constatar que não há como negar que ensino de Língua Inglesa se faz necessário, desde os primeiros anos da criança e traz uma série de benefícios, como a facilidade de assimilação dos conteúdos, característico da faixa etária. Além disso, oportunizar esse acesso desde a Educação Infantil pode contribuir para um ensino com melhores resultados nas fases seguintes do desenvolvimento, bem como contribuir com a ampliação do repertório cultural, favorecendo o contato com diferentes aspectos de uma segunda língua e a história que ela traz consigo. Além disso, o professor enfrenta uma série de desafios, como a falta de materiais didáticos e recursos pedagógicos, baixa carga horária de aula, desvalorização do ensino desse componente curricular nessa etapa da educação básica. Nesse sentido, é importante destacar a necessidade de investimentos em formação continuada, materiais e recursos pedagógicos e um novo olhar voltado à ampliação do acesso na educação infantil.