A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS DA EMEIEF PLURIDOCENTE “MINEIRINHO”, PRESIDENTE KENNEDY-ES: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Abstract
PINTO, Kátia Cruz Ferreira. A educação ambiental no ensino fundamental, anos iniciais da EMEIEF Pluridocente “Mineirinho”, Presidente Kennedy-ES: uma análise da percepção dos professores. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021.
Esta pesquisa discorreu sobre as práticas diárias da educação ambiental (EA) utilizadas pelos professores do ensino fundamental, anos iniciais da EMEIEF Pluridocente “Mineirinho”, Presidente Kennedy-ES, por acreditar ser possível unir à percepção dos sujeitos envolvidos as problemáticas socioambientais ocorrentes na comunidade nas últimas décadas. Por ser a escola um ambiente propício e indicado para tais reflexões, buscou-se um embasamento científico sobre o meio ambiente para, mediante a diversidade do conceito de EA, propor mudanças em conceitos cimentados nas práticas cotidianas. O objetivo da pesquisa foi explorar a percepção dos professores do Ensino Fundamental I da escola-alvo quanto à questão ambiental, com base nas aulas de EA. Trata-se de algo relevante na região para contribuir com os professores nas ações educativas que ajudem os alunos a construir uma percepção mais crítica da EA, aprofundando o debate acadêmico nesse campo. Por ser qualitativa, a pesquisa teve por sujeitos quatro professoras regentes da escola-alvo que responderam, por meio de questionário semiestruturado, sobre as ações educativas no ensino da EA na escola-alvo. Concluiu-se da análise dos dados e reflexões docentes que, apesar do predomínio da chamada EA tradicional na escola-alvo, esforços têm sido feitos no intuito de inovar as práticas diárias em sala de aula, para desenvolver uma nova forma de ver as problemáticas socioambientais que ocorrem dentro e fora da comunidade.