• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA EMEIEF SANTO EDUARDO – PRESIDENTE KENNEDY/ES: 2020/2021

Thumbnail
Visualizar/Abrir
KATIA CORRÊA PACHECO.pdf (1.602Mb)
Data
2021
Autor
PACHECO, Katia Corrêa
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
PACHECO, Katia Corrêa. Os desafios da gestão escolar na EMEIEF Santo Eduardo – Presidente Kennedy/ES: 2020/2021. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2021. O estudo visou pesquisar como a gestão escolar contribui na administração escolar e como atende às necessidades educacionais, administrativas, financeiras, estruturais, físicas e à relação com a comunidade. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como a forma de gestão escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Eduardo, município de Presidente Kennedy/ES, possibilita a equidade da comunidade escolar no período de 2020/2021. A pesquisa se justificou pela importância que a gestão tem para toda a comunidade escolar. A gestão escolar e sua relação com o processo educacional precisam ser mais analisadas e debatidas de forma investigativa, sem olhar as escolas com o velho estigma de estabelecimentos de ensino que fazem parte do mundo das organizações burocráticas, onde o controle e a regulação do trabalho são realizados para que leis e normas sejam cumpridas. Essa perspectiva tornou a gestão escolar uma prioridade nos sistemas educacionais, possibilitando que os formuladores de políticas educacionais entendessem a necessidade de se melhorar a qualidade da função, dando-lhe mais suporte no exercício dessa prática. Sobre isso, o estudo se classifica como um estudo de caso que possibilitou a realização de um questionário com os professores da escola para que fosse possível destacar quais são os desafios da gestão e quais potencialidades a EMEIEF Santo Eduardo apresenta. Em complementação, também se lançou mão da pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que buscou compreender os autores que, nos últimos anos, vêm debatendo sobre as potencialidades de uma gestão escolar mais eficiente e comprometida. Por fim, com base nas respostas dos participantes, sugeriremos à Secretaria Municipal de Educação um seminário, voltado aos gestores escolares e aos professores do município de Presidente Kennedy/ES, sobre os desafios de administrar as tarefas organizacionais e pedagógicas no ambiente escolar.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1229
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião