PATRIMÔNIO E ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL PARA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA CULTURAL EM PRESIDENTE KENNEDY/ES: ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE HISTÓRIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
GOMES. Carla Corrêa Pacheco. Educação Patrimonial e ensino da História Local para preservação da memória cultural em Presidente Kennedy/ES: estudo de caso com professores de História dos anos finais do Ensino Fundamental. 2021. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2021.
A pesquisa busca evidenciar a essencialidade da Educação Patrimonial e da História Local como forma de se preservar a memória cultural em Presidente Kennedy/ES. Para perseguir o objetivo de verificar como têm sido trabalhados os conceitos de História Local e memória cultural pelos professores de História dos anos finais do Ensino Fundamental nesse município, foi desenvolvida uma pesquisa em educação do tipo estudo de caso, com aplicação de questionário aos professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental no município. Essa perspectiva é necessária tendo em vista a construção de multiplicadores para socializar a cultura do pertencimento e proteção do rico patrimônio cultural kennedense, atuando a partir de vários tipos de patrimônio, sobretudo o imaterial. Foram desenvolvidos debates teóricos no campo da educação patrimonial e do patrimônio imaterial tendo em vista legitimar a discussão dos dados. Esse tipo de abordagem pode fortalecer a relação existente entre o ensino de História e o processo de reconhecimento e preservação do patrimônio cultural imaterial — incentivando a valorização de elementos históricos do cotidiano, que consolidam, no saber discente, a percepção do sujeito histórico e o estimula a conhecer e valorizar o patrimônio cultural imaterial local, de forma a construir reflexões e intervenções na própria localidade. A pesquisa destacou a urgência na ampliação de uma formação continuada no campo da educação patrimonial, com o intuito de instigar e incentivar nos discentes o reconhecimento e a preservação do patrimônio cultural, como também ter o conhecimento da História Local. Apesar de não contarem com materiais didáticos e com formações continuadas, os professores têm desenvolvido práticas relevantes para valorização do patrimônio. Ao fim, será proposto à Secretaria Municipal de Educação que as escolas reanalisem os seus respectivos Projetos Político-Pedagógicos. Como produto final da dissertação, apresenta-se uma proposta de formação continuada que seja elaborada e desenvolvida em serviço para os professores de História.