O USO DA LUDICIDADE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DINAMIZADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumen
FONSECA, Róger Costa. O uso da ludicidade como prática pedagógica dinamizadora do processo de ensino-aprendizagem. 2021. 122f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021.
A ludicidade na educação é uma ferramenta pedagógica que contribui no processo de ensino-aprendizagem, pois possibilita o professor proporcionar aos seus alunos um ambiente prazeroso que estimule a criatividade, a interação social por meio do relacionamento entre o grupo e a aquisição do conhecimento necessário, desenvolvendo, assim, seu potencial cognitivo, motor e social. Vale ressaltar que a ludicidade tem sido inserida nos documentos que norteiam o processo educacional em todo o Brasil, dentre eles a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), firmando suas concepções teóricas de adoção, que enaltecem sua eficácia como uma realidade presente integralmente em todo o país. Na verdade, não se sabe ao certo se o processo lúdico, voltado para um ensino prazeroso por meio de integração, jogos e brincadeiras no ato da mediação de conhecimento, é de fato conhecido pelos professores e aplicado no cotidiano de suas salas de aula. Baseada na necessidade de investigação do uso e recorrência dessa prática dinamizadora, a presente pesquisa visa verificar quais são os principais aspectos de sua real adoção nas salas de aula dos municípios de Presidente Kennedy, Marataízes e Itapemirim, analisando, inicialmente, o grau de conhecimento docente sobre o assunto por meio de uma pesquisa de campo, em forma de questionário aplicado com o auxílio da ferramenta virtual Google Forms. A pesquisa investiga também a validação e a aceitação da ludicidade como uma proposta recorrente no processo de mediação do conhecimento, discorrendo sobre sua frequência como ferramenta de apropriação pedagógica em todo o percurso educacional após a etapa da Educação Infantil, argumentando seus dados obtidos com os materiais acadêmicos já existentes, expondo a realidade de seus resultados e fornecendo subsídios necessários para fomentar a discussão sobre sua aceitação e aplicação na realidade das salas de aula dos municípios supracitados, fixando-se a tentativa de estimular a recorrência de tal prática no planejamento docente por meio da cartilha informativa produzida como produto final desta análise, de maneira a efetivar a prática lúdica como proposta pedagógica indispensável no contexto escolar, fazendo com que os discentes ampliem seu conhecimento através de um ambiente prazeroso por meio de um bom convívio social e afetivo com os demais agentes da sociedade ao qual ele está inserido.