A INFLUÊNCIA DOS CONTOS DE FADA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
PAZ, SANDRA FERREIRA. A influência dos contos de fada no processo de alfabetização em turmas de 1º ano do ensino fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021.
Esta pesquisa teve como objeto de estudo verificar a influência que os contos de fadas promovem no processo de alfabetização em turmas de 1º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Presidente Kennedy – ES. Ao trabalhar com contos de fada na sala de aula, é possível observar a atratividade das crianças com as obras, as possibilidades de trabalho utilizando elementos da história e do livro, levar o lúdico para as turmas contribuindo para a aquisição da linguagem oral e escrita. Nesse recorte surge o seguinte problema de pesquisa: como o processo de alfabetização pode ser influenciado e melhorado com os contos de fada sendo instrumentos de trabalho? O objetivo geral da pesquisa foi analisar os contos de fada como ferramenta capaz de motivar o interesse das crianças inseridas no 1º ano do ensino fundamental pela leitura reconhecendo-o como elemento facilitador da alfabetização e letramento. A metodologia adotada foi à aplicação de um questionário no Google Forms para apurar os conhecimentos da formação docente quanto à literatura infantil e uso dos contos de fada na alfabetização bem como a realização de um grupo focal ensejando a participação de duas docentes. O formulário foi composto por perguntas de múltipla escolha e discursiva enquanto o grupo focal foi realizado em um encontro de cinquenta minutos. O estudo justifica-se pelo fato de a literatura infantil, em específico os contos de fada, ser um possível caminho de trabalho e desenvolvimento das crianças no 1º ano do ensino fundamental por conter linguagem compatível ao nível de entendimento e ser atrativa às mesmas. Ao mesmo tempo, também podem ser importantes ferramentas para elucidar o processo de alfabetização juntamente as práticas cotidianas complementando desse modo, a formação integral do aluno quanto ao seu letramento. Os resultados obtidos com essa pesquisa demonstraram que os contos de fadas são utilizados por professores no processo de alfabetização sendo considerados úteis, replicáveis e atrativos aos alunos.