Show simple item record

dc.contributor.authorLEMOS, Leila Maria Rainha
dc.date.accessioned2022-10-13T19:24:47Z
dc.date.available2022-10-13T19:24:47Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1190
dc.description.abstractLEMOS, Leila Maria Rainha. Desafios da alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola do município de Presidente Kennedy-ES. 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Tendo em vista que a alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância para compreender o sistema de escrita alfabética e é o primeiro momento da vida em que se deve falar de língua, suas unidades e seus mecanismos, optou-se por investigar o que leva os alunos a chegar ao 3º ano do ensino fundamental e dar sequência aos estudos nos anos posteriores sem que estejam, de fato, alfabetizados. Para tanto, foi necessária a aplicação de questionário e roda de conversa para levantar informações sobre a concepção que fundamenta as práticas docentes da alfabetização, as dificuldades enfrentadas no ensino da leitura e da escrita e os modos de organização do trabalho dos professores alfabetizadores nas turmas de alfabetização de uma escola municipal de Presidente Kennedy-ES. Os resultados obtidos apontaram a falta de formação continuada de professores e a prática docente descontextualizada do cotidiano das crianças como principais empecilhos ao avanço da alfabetização. Como referências teóricas, recorreu-se a Freire, Soares, Smolka, Gontijo e Schwartz, que deram sua contribuição para a questão da discursividade e o cotidiano da alfabetização.pt_BR
dc.subjectAlfabetização. Discursividade. Cotidiano. Hegemonia.pt_BR
dc.titleDESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ESpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record