• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES

Thumbnail
Visualizar/Abrir
LEILA MARIA RAINHA LEMOS.pdf (1.614Mb)
Data
2021
Autor
LEMOS, Leila Maria Rainha
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
LEMOS, Leila Maria Rainha. Desafios da alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola do município de Presidente Kennedy-ES. 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Tendo em vista que a alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância para compreender o sistema de escrita alfabética e é o primeiro momento da vida em que se deve falar de língua, suas unidades e seus mecanismos, optou-se por investigar o que leva os alunos a chegar ao 3º ano do ensino fundamental e dar sequência aos estudos nos anos posteriores sem que estejam, de fato, alfabetizados. Para tanto, foi necessária a aplicação de questionário e roda de conversa para levantar informações sobre a concepção que fundamenta as práticas docentes da alfabetização, as dificuldades enfrentadas no ensino da leitura e da escrita e os modos de organização do trabalho dos professores alfabetizadores nas turmas de alfabetização de uma escola municipal de Presidente Kennedy-ES. Os resultados obtidos apontaram a falta de formação continuada de professores e a prática docente descontextualizada do cotidiano das crianças como principais empecilhos ao avanço da alfabetização. Como referências teóricas, recorreu-se a Freire, Soares, Smolka, Gontijo e Schwartz, que deram sua contribuição para a questão da discursividade e o cotidiano da alfabetização.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1190
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião