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dc.contributor.authorALMEIDA, Kêmeron Chagas Dos Reis
dc.date.accessioned2022-10-13T14:10:35Z
dc.date.available2022-10-13T14:10:35Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1181
dc.description.abstractEste estudo visou apresentar discussões sobre como lidar com fake news em sala de aula, considerando a crescente onda de fake news que temos vivido nos últimos anos, sendo causadores de grandes injustiças. Fez necessário analisar a visão de mundo que esse professor tem, seus posicionamentos políticos bem como sua capacidade de reconhecer essas notícias falsas para que de fato ele venha incentivar o aluno a ser uma pessoa crítica, investigadora de forma mais eficiente possível. Para isso, foi realizada uma análise documental cujo campo de coleta de dados abrange as escolas da rede pública de ensino do município de Presidente Kennedy – ES. Como sujeitos desta dissertação foram pesquisados professores da área de humanas (geografia, história e sociologia) e a aplicação do questionário no Google Formulários foi feita com dez educadores desse público-alvo, e desses dez, apenas três participaram da entrevista semiestruturada. Com base nas respostas obtidas pôde-se perceber que nem todos os professores reconhecem como fake news notícias comprovadamente falsas, bem como não possuem cientificidade em seus discursos enquanto educadores o que pode acarretar num ensino cuja criticidade não seja tão eficiente. Visando atender melhor aos professores, e por consequência os alunos, como produto final desta dissertação foi elaborado um guia didático com sugestões e orientações de como não cair em notícias falsas, as chamadas fake news.pt_BR
dc.subjectFake News. Criticidade. Ensino.pt_BR
dc.titleFATO OU FAKE – COMO LIDAR COM AS FAKE NEWS EM SALA DE AULApt_BR


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