• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

FATO OU FAKE – COMO LIDAR COM AS FAKE NEWS EM SALA DE AULA

Thumbnail
Ver/
KÊMERON CHAGAS DOS REIS ALMEIDA.pdf (2.356Mb)
Fecha
2021
Autor
ALMEIDA, Kêmeron Chagas Dos Reis
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Este estudo visou apresentar discussões sobre como lidar com fake news em sala de aula, considerando a crescente onda de fake news que temos vivido nos últimos anos, sendo causadores de grandes injustiças. Fez necessário analisar a visão de mundo que esse professor tem, seus posicionamentos políticos bem como sua capacidade de reconhecer essas notícias falsas para que de fato ele venha incentivar o aluno a ser uma pessoa crítica, investigadora de forma mais eficiente possível. Para isso, foi realizada uma análise documental cujo campo de coleta de dados abrange as escolas da rede pública de ensino do município de Presidente Kennedy – ES. Como sujeitos desta dissertação foram pesquisados professores da área de humanas (geografia, história e sociologia) e a aplicação do questionário no Google Formulários foi feita com dez educadores desse público-alvo, e desses dez, apenas três participaram da entrevista semiestruturada. Com base nas respostas obtidas pôde-se perceber que nem todos os professores reconhecem como fake news notícias comprovadamente falsas, bem como não possuem cientificidade em seus discursos enquanto educadores o que pode acarretar num ensino cuja criticidade não seja tão eficiente. Visando atender melhor aos professores, e por consequência os alunos, como produto final desta dissertação foi elaborado um guia didático com sugestões e orientações de como não cair em notícias falsas, as chamadas fake news.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1181
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias