• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR PARA QUEM MORA NO INTERIOR: INTERFACE SONHO E REALIDAD

Thumbnail
Ver/
KARLA LILIANE LIMA DE SOUZA.pdf (2.368Mb)
Fecha
2021
Autor
SOUZA, Karla Liliane Lima de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
SOUZA. Karla Liliane Lima de. A escolha do curso superior para quem mora no interior: interface sonho e realidade. 99f. Dissertação. Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021. O presente trabalho vem lançar luz sobre milhões de estudantes no Brasil que tentam superar as circunstâncias socioeconômicas e a localização geográfica desafiadora para se destacar academicamente. Sempre foi e sempre será necessário ao homem em algum momento da vida optar por uma ocupação, mais precisamente por uma profissão. Escolher uma profissão, principalmente para aqueles que a escolhem através de um curso superior não é tarefa fácil e para quem reside na zona rural de cidades interioranas algumas situações podem dificultar ainda mais essa escolha. Esses estudantes desafiam o estereótipo de que moradores do interior e de baixa renda não conseguem alto desempenho acadêmico e que a baixa renda e a baixa realização acadêmica são indissociáveis. Esta pesquisa busca analisar como o fato de residir no interior influencia na escolha do curso superior por estudantes da terceira série do ensino médio, os conflitos que se estabelecem entre o sonho e realidade e o impacto causado pela escola e a família como princípio orientador na decisão da escolha, os obstáculos que levam ao distanciamento entre o sonho de ingressar em um curso superior e mudar sua realidade socioeconômica e a realidade em que vive. De cunho qualitativo a pesquisa culminou em um estudo de caso tendo uma amostra de estudantes da terceira série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Ana Maria Carletti Quiuqui, todos oriundos da zona rural, seus pais e professores como sujeitos, submetidos a uma entrevista semiestruturada para coleta e posterior análise dos dados de forma a responder aos objetivos e o problema deste estudo. Após a análise e discussão dos dados, assim como a concretização do produto final desenvolvido, um documentário de curtametragem com histórias de superação vivenciadas por jovens moradores da zona rural do município que alcançaram o ensino superior, ficou destacado a necessidade de ações e projetos, que incentivem os estudantes a alcançar o objetivo de vincularse à educação em nível superior. Concluiu-se que, diante dos conflitos que esses estudantes enfrentam para ter acesso a graduação, o papel da escola, em consonância com o da família, é fundamental para incentivo pessoal e desenvolvimento de ações na prática diária para estimulá-los a construir esse projeto de vida para sua transformação na sociedade e a realização profissional.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1179
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias