O PAEBES TRI EM MATEMÁTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO EM CONCEIÇÃO DA BARRA/ES
Abstract
Tendo em vista que, a análise dos dados coletados e a utilização dos resultados alcançados nas avaliações externas, nos permite um direcionamento das ações pedagógicas, a pesquisa é sobre a utilização dos resultados da Avaliação Interna Trimestral Diagnóstica da Aprendizagem - PAEBES TRI com foco em Matemática e seus métodos como contribuição para as práticas pedagógicas, a fim de compreender como os dados qualitativos do PAEBES TRI auxiliam os professores na prática de sala de aula e na análise desses resultados. Por isso, foi necessário, descrever como foi utilizado os índices das questões do PAEBES TRI como instrumento de intervenção pedagógica e identificar quais metodologias os professores utilizam em sala de aula frente a esses resultados. Para cotejar essa dissertação, são desenvolvidas análises fundamentadas em teóricos como Luckesi e Hoffman que trazem a avaliação como um ponto de partida para as tomadas de decisões. Dessa maneira, foi realizado um estudo de caso de característica qualitativa na EEEFM “Augusto de Oliveira, onde houve análise documental e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos desse processo educativo: professores, e gestores que comungam da mesma ideia, ou seja, essa avaliação precisa ter seus resultados explicitados e analisados para que possam ser efetivamente utilizados em benefício da qualidade educacional, de modo que respeitem as diversidades de aprendizagem dentro da sala de aula. Essa análise dos resultados das avaliações externas como suporte para a aprendizagem é contundente para que os docentes possam refletir sobre o currículo e planejar intervenções pedagógicas, visto que, elas mostram quais competências e habilidades precisam ser reforçadas, aprofundadas ou avançados.