RELAÇÃO DOS HABITANTES DE ITAPEMIRIM/ES COM O PATRIMÔNIO CULTURAL A PARTIR DA COMPREENSÃO DA MEMÓRIA INDIVIDUAL
Abstract
NASCIMENTO. Fabrício Gomes do. Relação dos habitantes de Itapemirim/ES com o patrimônio cultural a partir da compreensão da memória individual. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2021.
A história oral pode atuar como campo de resgate em um tempo presente, e apresentar-se não apenas como fonte complementar, mas como metodologia para afirmação da identidade através da memória. Por meio dela na preservação da cultura artística do monumento histórico do município de Itapemirim, buscou-se estudar, conhecer, refletir, relacionar as características e modelagens, estruturas, estilos, formas, arquitetura de monumentos históricos como a Igreja Nossa Senhora do Amparo, até mesmo pela admiração e fascínio que despertam, além da monumentalidade carregada de detalhes, símbolos e significados. A justificativa desse estudo veio contribuir, com os conhecimentos aqui trazidos, para que os professores da rede municipal de Itapemirim possam utilizá-lo como referência em sua prática diária no ensino de História fortalecendo a relação dos alunos de Itapemirim/ES com o patrimônio cultural a partir da compreensão da memória individual. O problema questionou como a relação dos habitantes de Itapemirim/ES com o patrimônio cultural a partir da compreensão da memória individual pode contribuir para a preservação da memória e cultura local do município de Itapemirim? O objetivo geral intentou compreender o universo da relação dos habitantes de Itapemirim/ES com o patrimônio cultural a partir da compreensão da memória individual. A metodologia pautou-se numa pesquisa qualitativa e exploratória para embasar na historiografia, estudos e conhecimentos de alguns pesquisadores do municipio. Para comprovar e complementar a pesquisa realizouse um estudo teórico e documental e uso de iconografia e entrevistas para melhor entender os estilos ecléticos, que fundem a arquitetura passada à atual para acompanhar os estilos de uma nova sociedade, um período de transição da arquitetura que mescla povos, gostos e grupos sociais e econômicos e o contexto político-social de cada época. Realizou-se ainda um estudo de caso descritivo com 06 (seis) indivíduos residentes no município de Itapemirim, com idades acima de 60 anos, para levantamento de informações e discussão sobre pontos que contribuíram com o norte da pesquisa. Como resultado percebeu-se que a memória adquiriu ao longo dos anos um caráter perpetuador do patrimônio cultural imaterial a que se pretende instituir, tornando-se primordial para sua valorização e atuando como um campo de resgate, em um tempo presente, mas não meramente como fonte complementar e sim como metodologia para a afirmação da identidade pela memória. O produto educativo desenvolvido, uma cartilha digital com todos os patrimônios culturais do município de Itapemirim como um guia destinado aos professores de história, evidencia a importância de ações e estratégias de preservação do patrimônio cultural a partir da relação da memória individual dos habitantes locais com a cultura local. Concluiu-se que a relação que os habitantes possuem através da sua memória individual e lembranças do patrimônio cultural é um recurso extremamente importante para preservar a cultura local.