dc.description.abstract | Podemos apontar a música como uma ferramenta de apoio no desenvolvimento das interações do autista. Como o uso da musicalização na sala de aula pode colaborar com o desenvolvimento social da criança autista? Para responder tal questionamento, buscamos discutir as contribuições do uso da musicalização na sala de aula, para o desenvolvimento de interações sociais de uma criança autista no ensino fundamental. Metodologicamente, utilizamos das contribuições de Yin (2003), que traz o estudo de caso como um método amplo, sendo realizado por meio de entrevista semiestruturada, coleta e análise de dados, observação participativa, compreendendo um único caso, caracterizado por uma abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas como referências de base para compreender a criança autista e as particularidades desse transtorno, os trabalhos de Kanner; as contribuições de Cunha (2016) mostram que a integração do aluno autista deve estar associada a múltiplas formas de intervenção podendo, dessa forma, delinear o caminho da felicidade e da autonomia na vida social pelos diversos tipos que permeiam a escola, defendendo que os relacionamentos são essenciais para que as pessoas com autismo se livrem de seu isolamento e percebam as vantagens de construir relacionamentos com colegas. Mantoan discute as diferenças culturais, sociais, morais, étnicas, como parte da diversidade humana, constituindo uma base importante para a existência das relações sociais, possibilitando às pessoas a compreensão do mundo e de si. Podemos dizer que foi alcançado o objetivo proposto com a utilização da música como potencializadora da ocorrência de interação social dos alunos autistas no ensino fundamental. Vale destacar também que o produto final foi um projeto de uma banda instrumental com ensaios semanais, utilizando a música como forma de auxílio para o desenvolvimento das interações sociais da criança autista. | pt_BR |