A MÚSICA COMO APOIO AO DESENVOLVIMENTO DAS INTERAÇÕES SOCIAIS DE UMA CRIANÇA AUTISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fecha
2022Autor
SANTOS, Flora Karoline Galito Gonçalves
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Podemos apontar a música como uma ferramenta de apoio no desenvolvimento das interações do autista. Como o uso da musicalização na sala de aula pode colaborar com o desenvolvimento social da criança autista? Para responder tal questionamento, buscamos discutir as contribuições do uso da musicalização na sala de aula, para o desenvolvimento de interações sociais de uma criança autista no ensino fundamental. Metodologicamente, utilizamos das contribuições de Yin (2003), que traz o estudo de caso como um método amplo, sendo realizado por meio de entrevista semiestruturada, coleta e análise de dados, observação participativa, compreendendo um único caso, caracterizado por uma abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas como referências de base para compreender a criança autista e as particularidades desse transtorno, os trabalhos de Kanner; as contribuições de Cunha (2016) mostram que a integração do aluno autista deve estar associada a múltiplas formas de intervenção podendo, dessa forma, delinear o caminho da felicidade e da autonomia na vida social pelos diversos tipos que permeiam a escola, defendendo que os relacionamentos são essenciais para que as pessoas com autismo se livrem de seu isolamento e percebam as vantagens de construir relacionamentos com colegas. Mantoan discute as diferenças culturais, sociais, morais, étnicas, como parte da diversidade humana, constituindo uma base importante para a existência das relações sociais, possibilitando às pessoas a compreensão do mundo e de si. Podemos dizer que foi alcançado o objetivo proposto com a utilização da música como potencializadora da ocorrência de interação social dos alunos autistas no ensino fundamental. Vale destacar também que o produto final foi um projeto de uma banda instrumental com ensaios semanais, utilizando a música como forma de auxílio para o desenvolvimento das interações sociais da criança autista.