Mostrar el registro sencillo del ítem
A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO – ES
dc.contributor.author | KAISER, Luzinete De Freitas Cândido | |
dc.date.accessioned | 2022-09-28T13:39:43Z | |
dc.date.available | 2022-09-28T13:39:43Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1152 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, intitulada “ A inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas públicas da Rede Municipal de Educação de Barra de São Francisco – ES”. Entendendo o quanto é importante a discussão do processo de inclusão e escolarização de crianças portadoras do TEA, esta pesquisa tem como principal objetivo investigar e analisar como se dá a prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem e o atendimentos nas escolas públicas do município se Barra de São Francisco, para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para que alcancemos este objetivo, será necessário conhecer a realidade dos estudantes com TEA, investigar os diferentes métodos para o ensino dos autistas; analisar se há possibilidade de aplicação de métodos específicos em sala de aula regular. Pretendo ao final desta pesquisa desenvolver uma proposta de ensino utilizando e adaptando o referencial teórico estudado. Se configura enquanto uma Pesquisa Qualitativa. Devido ao Covid 19, a metodologia foi adaptada para não prejudicar o andamento da pesquisa, de forma que a mesma pudesse continuar, as entrevistas com os professores, gestores e profissionais da Secretaria de Educação, foi via watsap. Foi realizada também análise documental. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de formação e capacitação para os profissionais da educação, para que o atendimento e a inclusão escolar de estudantes com TEA seja realizado e forma efetiva nas escolas públicas, apontando também para a importância da Políticas de Inclusão Escolar para a garantia do direito a escolarização de qualidade destes sujeitos, com uma educação que considere suas necessidades e contemple sua realidade e especificidades. Como proposta de Produto Final, esboça-se uma Proposta Pedagógica, para contribuir com os profissionais da educação que trabalham com estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, sobretudo os autistas. | pt_BR |
dc.subject | Transtorno Espectro Autista (TEA); Educação Especial Inclusiva; Inclusão Escolar. | pt_BR |
dc.title | A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO – ES | pt_BR |