A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO – ES
Resumen
A presente pesquisa, intitulada “ A inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas públicas da Rede Municipal de Educação de Barra de São Francisco – ES”. Entendendo o quanto é importante a discussão do processo de inclusão e escolarização de crianças portadoras do TEA, esta pesquisa tem como principal objetivo investigar e analisar como se dá a prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem e o atendimentos nas escolas públicas do município se Barra de São Francisco, para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para que alcancemos este objetivo, será necessário conhecer a realidade dos estudantes com TEA, investigar os diferentes métodos para o ensino dos autistas; analisar se há possibilidade de aplicação de métodos específicos em sala de aula regular. Pretendo ao final desta pesquisa desenvolver uma proposta de ensino utilizando e adaptando o referencial teórico estudado. Se configura enquanto uma Pesquisa Qualitativa. Devido ao Covid 19, a metodologia foi adaptada para não prejudicar o andamento da pesquisa, de forma que a mesma pudesse continuar, as entrevistas com os professores, gestores e profissionais da Secretaria de Educação, foi via watsap. Foi realizada também análise documental. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de formação e capacitação para os profissionais da educação, para que o atendimento e a inclusão escolar de estudantes com TEA seja realizado e forma efetiva nas escolas públicas, apontando também para a importância da Políticas de Inclusão Escolar para a garantia do direito a escolarização de qualidade destes sujeitos, com uma educação que considere suas necessidades e contemple sua realidade e especificidades. Como proposta de Produto Final, esboça-se uma Proposta Pedagógica, para contribuir com os profissionais da educação que trabalham com estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, sobretudo os autistas.