A PRÁTICA DO PROCESSO ELETRÔNICO FRENTE ÀS NOVAS NECESSIDADES DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO DIREITO
Resumen
A dissertação ora apresentada trata-se de um trabalho realizado no sentido de compreender a relação entre a prática do processo judicial eletrônico e a formação acadêmica dos discentes do curso de Direito de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de Teixeira de Freitas/BA. A pesquisa foi construída com o objetivo de analisar o contexto formativo do acadêmico do Direito em relação à prática do processo judicial eletrônico. Para tanto, realizou-se estudo teórico sobre o ensino jurídico no Brasil, além de averiguar o contexto do processo judicial eletrônico na realidade dos profissionais do Direito. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualiquantita, de objetivo descritivo-exploratório, aplicando-se o questionário como instrumento da pesquisa, para os acadêmicos do 7º, 8º, 9º e 10º períodos, em razão de estarem cumprindo o terceiro eixo formativo do curso de Direito, conhecido como eixo prático-profissional. Os dados obtidos foram analisados de maneira contextualizada, cruzando as informações fornecidas, a fim de levantar hipóteses que evidenciassem qual o impacto da prática do processo eletrônico no âmbito da formação acadêmica desses alunos. Percebeu-se que a experiência adquirida na operacionalização dos sistemas de tratamento do processo judicial eletrônico, pode constituir uma alternativa que amplie o conjunto de práticas eficazes na formação do profissional do Direito.