• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DE TEXTOS IMAGÉTICOS NA ORALIDADE 1º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL –EMEIEF VILMO ORNELAS – PRESIDENTE KENNEDY/ES

Thumbnail
Ver/
VALKIRIA SANTANA DAS NEVES CRUZ.pdf (1.366Mb)
Fecha
2022
Autor
CRUZ, Valkiria Santana Das Neves
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Essa pesquisa tem como alvo de investigação a importância da leitura de textos imagéticos no desenvolvimento da oralidade a partir dos métodos de letramento e de oralidade, desenvolvidos com alunos do 1º. Ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Vilmo Ornelas Sarlo, situada no município de Presidente Kennedy, Estado do Espírito Santo. Seu objetivo geral é analisar como os professores utilizam a leitura de imagens para a construção do conhecimento, que se desdobra nos seguintes objetivos específicos: relatar como a leitura verbal e não verbal estão inseridas nos conteúdos desenvolvidos em sala de aula com os alunos do 1º. Ano do Ensino Fundamental; apresentar, no ensino de leitura, como se desenvolve a habilidade de interpretar imagens; trazer à luz da discussão, a necessidade de se pensar sobre as práticas pedagógicas aplicadas no cotidiano da sala de aula e produzir um Guia Didático contendo sugestões sobre o tema, direcionados aos professores das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. Como o uso da discussão teórica, com autores e obras relevantes sobre o tema, se desdobra também à pesquisa de campo, a partir de questionário aplicado para as professoras do 1º ano da escola pesquisada. É possível destacar que, uma vez considerada a grande relevância do compartilhamento da leitura de imagens para construção de sujeitos autônomos, deve-se levar adiante a prática de ações que visem alcançar tal resultado.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1145
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias