dc.description.abstract | Essa pesquisa tem como alvo de investigação a importância da leitura de textos imagéticos no desenvolvimento da oralidade a partir dos métodos de letramento e de oralidade, desenvolvidos com alunos do 1º. Ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Vilmo Ornelas Sarlo, situada no município de Presidente Kennedy, Estado do Espírito Santo. Seu objetivo geral é analisar como os professores utilizam a leitura de imagens para a construção do conhecimento, que se desdobra nos seguintes objetivos específicos: relatar como a leitura verbal e não verbal estão inseridas nos conteúdos desenvolvidos em sala de aula com os alunos do 1º. Ano do Ensino Fundamental; apresentar, no ensino de leitura, como se desenvolve a habilidade de interpretar imagens; trazer à luz da discussão, a necessidade de se pensar sobre as práticas pedagógicas aplicadas no cotidiano da sala de aula e produzir um Guia Didático contendo sugestões sobre o tema, direcionados aos professores das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. Como o uso da discussão teórica, com autores e obras relevantes sobre o tema, se desdobra também à pesquisa de campo, a partir de questionário aplicado para as professoras do 1º ano da escola pesquisada. É possível destacar que, uma vez considerada a grande relevância do compartilhamento da leitura de imagens para construção de sujeitos autônomos, deve-se levar adiante a prática de ações que visem alcançar tal resultado. | pt_BR |