• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O ALUNO COM TDA EM SEU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

Thumbnail
View/Open
PATRICIA DE CERQUEIRA PRETTI 1.pdf (2.326Mb)
Date
2020-03-30
Author
PRETTI, PATRICIA DE CERQUEIRA
Metadata
Show full item record
Abstract
PRETTI, PATRICIA DE CERQUEIRA. O ALUNO COM TDA EM SEU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR. 2020 Dissertação (Mestrado) – FACULDADE VALE DO CRICARÉ, 2020. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das causas de dificuldade de aprendizado de natureza neurobiológica mais comum durante a infância e a adolescência, podendo acarretar sérios prejuízos no rendimento escolar e na capacidade de se apropriar da aprendizagem adequada, com lacunas de conteúdos e potencialização ou desenvolvimento de outros distúrbios. Apresenta-se como tema frequente e controverso na sociedade sendo um grande desafio nas escolas. A escolha do tema dessa pesquisa foi motivada pela importância de conhecermos de perto como acontece o processo de ensino e aprendizagem para o aluno com déficit atencional no contexto escolar e principalmente na sala de aula, a fim de termos uma visão mais clara e ampla da teoria em relação a prática executada e ousarmos questionar políticas educacionais que envolve laudos médicos, práticas pedagógicas e outras intervenções afins. Na busca por respostas a esse questionamento de inclusão para uma aprendizagem assertiva, o objetivo geral deste estudo foi investigar a percepção dos professores e colaboradores sobre o TDAH mediante sua complexidade e a diversidade de influências que o envolve, para que possamos compreender como os professores enfrentam situações que fogem às suas expectativas e buscam organizar o entendimento a partir das informações que possuem ou que chegam até eles. Entendemos que os valores e significados sobre o TDAH se refletem no modo como as pessoas lidam com a situação. O método das entrevistas narrativas e semiestruturadas foi utilizado para o embasamento das análises dos nove colaboradores, dentre eles, sete professores, sobre uma experiência com um aluno diagnosticado. Os resultados indicam que a percepção sobre o transtorno é superficial, tendencioso a medicalização, e o conhecimento, inconsistente. Os dados sugerem que este tema deve ser debatido em maior profundidade pela sociedade.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1142
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback