A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS/ES
Fecha
2020-06-29Autor
FERREIRA, ALICE APARECIDA COSTA TURETTA
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
FERREIRA, ALICE APARECIDA COSTA TURETTTA, A Educação Infantil em Tempo Integral no Município de São Mateus/ES. 79 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2020.
Na presente pesquisa, analisamos como a Educação Infantil em Tempo Integral tem sido desenvolvida em quatro CEIMs de Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de São Mateus/ES, na visão de diretores, pedagogos, professores e pais de alunos. Nesse contexto, o objetivo foi verificar como a escola desenvolve a demanda em Tempo Integral dos Centros de Educação Infantil de São Mateus/ES considerando a proposta pedagógica. Através de pesquisa de campo, qualitativa com caráter exploratório, analisamos as propostas em Tempo Integral e sua concepção social. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas e pela análise de documentos oficiais, levando em conta todo o contexto da escola. Diante destas questões, percebemos que nos CEIMs pesquisados o destaque para a ampliação do tempo escolar, é o de somente ampliar o tempo de permanência dos alunos e não oferecer uma educação integral em Tempo Integral, articulada aos saberes e pautada em suas vivências e experiências. Portanto, a Educação Infantil em Tempo Integral necessita de um olhar diferenciado, como currículo articulado com atividades diversificadas, que não sejam apenas divididos em turno e contraturno, mas repensar o Projeto Político Pedagógico, a prática dos professores e a melhor organização e otimização do tempo. É preciso incentivar atividades em outros espaços com a interação entre escola e comunidade, permitindo sugestões dos alunos de acordo com seu interesse, possibilitar o uso das tecnologias e relacionar de maneira significativa as aprendizagens escolares aos saberes das crianças.