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EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (POLO MONTANHA-ES)

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TARCIANA OLIVEIRA DA SILVA AROEIRA .pdf (2.857Mb)
Fecha
2020-03-14
Autor
AROEIRA, TARCIANA OLIVEIRA DA SILVA
Metadatos
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Resumen
AROEIRA, Tarciana Oliveira da Silva. Educação à Distância e a formação profissional: Estudo de Caso na Universidade Aberta do Brasil, (Polo Montanha-ES). 2020. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2020. A presente pesquisa aborda como objetivo geral compreender a importância da Educação a Distância para a formação profissional dos egressos da Universidade Aberta do Brasil do Polo Montanha (ES) e como objetivos específicos pretende identificar a percepção dos egressos sobre o ensino oferecido, e avaliar/estudar a sua empregabilidade após a conclusão do curso. Atualmente o número de cursos a distância tem apresentado um aumento exponencial, através da interiorização das instituições de ensino superior, dentre estas, está a Universidade Aberta do Brasil, que mantém polos em centenas de cidades do país, atuando em forma de consórcio com instituições públicas, estados e municípios. Um dos polos da UAB está situado no município de Montanha (ES), que oferece os cursos de Licenciatura e especialização ofertados pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Este estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa descritiva, exploratória e transversal e quanto a abordagem, se classifica como qualitativa e quantitativa. A amostra do estudo é formada por egressos dos cursos de graduação da Universidade Aberta do Brasil, Polo Montanha-ES. A coleta de dados foi realizada através de um questionário semi-estruturado, aplicado através de um formulário criado no aplicativo Google Docs, uma tecnologia da web, contendo 16 perguntas, analisando as características sociodemográficas da amostra averiguando as percepções sobre o curso realizado, bem como o aumento da empregabilidade e posição no mercado de trabalho. Para a análise quantitativa dos dados, estes foram automaticamente tabulados no próprio Google, obtendo-se a frequência absoluta e o percentual de cada item. Os resultados deste estudo mostram o perfil do aluno da Educação a Distância, constatando que os alunos da UAB Polo Montanha são, em sua maioria, sendo 74% do sexo feminino, e 39% na faixa etária de 31 a 50 anos, responsáveis pela renda de 2 a 5 pessoas. Por ser um público adulto, que provavelmente já está inserido no mercado de trabalho, os métodos de ensino da EAD podem ser a alternativa mais viável de se capacitar e dar continuidade aos estudos. Conclui-se que, na visão dos estudantes, a UAB Polo Montanha oferece cursos de excelente qualidade, integrando-os na comunidade acadêmica e levando-os a uma melhoria profissional e pessoal, além do aumento da renda, tendo sido considerado positivo em todos os aspectos.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1134
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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