GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ATENDIMENTO A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA
Fecha
2021-06-02Autor
HONÓRIO, EDNA MARIA DE OLIVEIRA
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
HONÓRIO, Edna Maria de Oliveira. GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: Desafios e Possibilidades para o Atendimento a Criança com Deficiência. 2021. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021.
A gestão escolar e educação especial inclusiva são questões bastante discutidas na atualidade, pois sinalizam a necessidade de propostas gestoras que ultrapassem a ideia da mera inserção dos alunos com deficiências no ambiente escolar, sem que se faça um acolhimento pautado na afetividade e na empatia. Este estudo investiga as percepções dos gestores de escolas da rede municipal de ensino do município de Barra de São Francisco-ES acerca da prática de gestão democrática humanizada. O estudo se sustenta teoricamente nas ideias Freire, Gadotti, para fundamentar a educação humanizada. Em Mantoan, Kuenzer; Calazans; e Garcia para compreensão da perspectiva de gestão democrática. Também é embalado normas legais definidas nos âmbitos nacionais e internacionais que legislam sobre a educação inclusiva. O objetivo central da pesquisa é analisar como a gestão pode promover ações para o exercício de uma prática inclusiva humanizada e democrática. A metodologia elencada é de abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com gestores que atuam no município referido, visando construir uma proposta de soluções para os problemas que forem detectados. Como resultados foram descritos os desafios que transpassam a educação especial na escola campo da pesquisa e descreveu-se uma análise das possibilidades de promoção efetiva da educação especial, com base nos princípios de uma gestão de educação inclusiva e humanizada, bem como, a atribuições do gestor na promoção de condições que proporcionam um atendimento às crianças público alvo da educação especial e favorece as práticas educativas. Todo o estudo resultou na construção de produto educacional um Guia de Orientações para o Atendimento de Crianças com Deficiência que foi elaborado durante a pesquisa para que pudesse funcionar como um material de auxílio e contribuição para os docentes, gestores e cogestores em seu fazer, numa perspectiva de gestão democrática e humanizada.