A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA VISÃO DOS PROFESSORES DE PRESIDENTE KENNEDY-ES
Visualizar/ Abrir
Data
2021-03-25Autor
MOTA, ALCILENE BATALHA DOS SANTOS
Metadata
Mostrar registro completoResumo
MOTA, ALCILENE BATALHA DOS SANTOS. A educação ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental na visão dos professores de Presidente Kennedy - ES. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021.
Muito se tem discutido, acerca da Consciência Ambiental no nosso dia a dia e a mesma está relacionada ao conhecimento que permite ao ser humano, a capacidade de perceber o vínculo entre si e o ambiente, associando a utilização racional dos recursos naturais. Portanto, torna-se importante compreende-lo e preservá-lo para manter a saúde do planeta e de todos os seres que o habitam. Assim sendo, o estudo investigou o nível de consciência ambiental em um corpo docente de 25 professores atuantes no município de Presidente Kennedy – ES, visando como objetivo, educar as crianças sobre a preservação ambiental desde cedo, utilizando a ludicidade. A pesquisa utilizou como fundamento de estudo por meio de pesquisa qualitativa e procedimentos técnicos através de pesquisa bibliográfica e exploratória como instrumento de questionário aberto tendo em vista compreender se os cidadãos em geral, exercem na prática diária atitudes ambientalistas sustentáveis. Nesse sentido, é essencial estudar os aspectos inerentes a ideia de uma cidadania ambiental global como fator de virtude e necessidade moral a cada cidadão na busca do progresso de uma sociedade integral e sustentável. A chegada do termo “Educação Ambiental” no ano de 1980, ocasionou uma ligação vital voltada a possibilitar uma relação consciente entre humanidade e natureza. Foi possível traçar um perfil dos professores da rede muncipal de Presidente Kennedy, estado do Espírito Santo, onde a marioria mostrou-se do sexo femino, formada nos últimos dez anos e com poucas horas de cursos complementares na área de educação ambiental, bem como uma parcela significativa parcela com dificuldade para ensinar essa temática, especialmente de forma lúdica. Alternativamente, elaboramos e divulgamos uma cartilha com práticas de ensinagem lúdicas para educação ambiental, no nosso cenário. Foi possível gerar um ciclo de informações onde professores, pais e alunos se tornaram um meio consciente de que seus pensamentos e ações como sociedade deveriam ser de cunho respeitoso para com a natureza. Assim sendo, hoje a educação ambiental está voltada a inovar, agregando inúmero valores e desenvolvimento acadêmicos em crianças e adolescentes, ensinando-os de forma lúdica a cuidar do planeta em quanto adquirem aprendizado e habilidades de forma consciente, divertida e ecológica.