A ELABORAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE USO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO POR ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS: PRINCÍPIOS PARA O ENSINO DO ESPORTE
Fecha
2020-08-21Autor
SOBRINHO, LEONARDO RIBEIRO PEREIRA
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
PEREIRA SOBRINHO, Leonardo Ribeiro. A elaboração de dispositivos de uso didático-pedagógico por organizações não governamentais: princípios para o ensino do esporte. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré. São Mateus, Espírito Santo, 2020.
Esta dissertação versa sobre a elaboração de dispositivos de uso didático-pedagógico por organizações não governamentais: princípios para o ensino do esporte, levando em consideração o seguinte questionamento: como dispositivos de uso didático-pedagógicos elaborados pelo Instituto Esporte Educação têm orientado o ensino e a aprendizagem dos esportes? Seu o objetivo geral foi compreender os processos de produção e circulação de dispositivos de uso didático-pedagógicos que têm orientado o ensino e a aprendizagem dos esportes, pelo IEE. Os objetivos específicos assumidos foram: Analisar os materiais didáticos produzidos pelo IEE, apoiado pela Petrobrás, destinado ao ensino dos esportes, em sua materialidade; Compreender os princípios didáticos pedagógicos utilizados pelos materiais do IEE, para sistematizar os conteúdos voltados para o esporte; Produzir possibilidades didático-pedagógicas que ofereçam suporte para o ensino do voleibol como conteúdo do componente curricular da Educação Física, apropriando-se de princípios dos materiais didáticos elaborados pelo IEE. Os capítulos mantiveram um diálogo entre si, numa perspectiva que cumpriu gradativamente os objetivos deste trabalho. Há a teorização, sobre a qual se fundamenta a pesquisa, bem como o caminho metodológico, com os fatores que determinaram a seleção e organização das fontes analisadas. Estão presentes discussões acerca da literatura que aborda os livros didáticos na Educação Física, dando visibilidade às questões relacionadas com o esporte e é feita também a análise dos materiais didáticos produzidos pelo projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, destinado ao ensino dos esportes. Entende-se, como resultado das discussões, que esporte e educação estão entrelaçados e carecem de uma particular atenção, tanto em seus aspectos didáticos quanto em suas metodologias de aplicação.